terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tudo o que não se dá, se perde

Essa é uma linda e profunda frase. Ela me surgiu através de um filme maravilhoso e com uma lição de vida extremamente dura.
Esse filme conta a história de um médico que ao fazer um parto, não conseguiu salvar o bebê e por conta desse trauma fugiu de sua profissão e viajou para a Índia.
Lá ele se depara com uma triste realidade: a pobreza e a miséria.
Mas se ele realmente quis fugir de sua vocação, nesse lugar ele não conseguiu. O povo de Calcutá, local no qual se passa a história, precisa urgentemente de cuidados médicos.
E ele que na verdade fugiu acabou se encontrando.
É um povo sofrido e carregado de cultura e costumes.
E o médico lá no meio a toda essa pobreza se dá de corpo e alma para esse povo que o acolhe como se fosse da família.
É claro, que nesse meio tempo, ocorrem vários acontecimentos e acabam por colocar em xeque a integridade e a vocação dele. Mas, faz parte. Essa frase, então é destacada no fim do filme. Ela me tocou profundamente.
Se você não se doar, não entrar de cabeça em qualquer coisa que faça nada vale a pena.
Se você comprar, comprar e não doar algo que já tem e que ficou velho e feio e, você não quer mais, pois tem um novo, você levará para você pra sempre?
Não! Da vida nada se leva. Somente boas ações, bons ensinamentos, boas intenções.
Se entregar, mergulhar de cabeça eu digo e repito é VIVER!
Tudo o que não se dá, se perde até sentimentos. Numa amizade, num convívio familiar, num emprego.
Acabo por perceber que uma frase como essa pode ser transportada para qualquer situação e para qualquer realidade. Um ditado que, aliás, é muito usado por mim tem relação com essa idéia: “não se arrependa do que fez e sim do que não fez”.
Isso sim é bacana. Você olhar pra trás e dizer: “ah eu tentei, ou eu amei, ou eu fiz”. Ruim é você dizer: “ah se eu tivesse feito aquilo ou se eu tivesse falado aquilo”.
O lance é pescar a hora certa de agir e correr pro abraço. Bom, é isso!

O filme que comentei é baseado no livro de Dominique Lapierre. E, o médico que mencionei é interpretado pelo ator que amo de paixão Patrick Swayze.
Vale a pena ver esse filme pela mensagem e pela atmosfera.
"Tudo o que não se dá, se perde".

1 Comentário:

Anônimo disse...

Fiquei sabendo esta semana pela rádio que ele está escrevendo uma autobiografia. Já tá em tempo, né? Ele tem história útil pra contar. Fiquei sabendo que a Britney tb vai lançar a dela...sem comentários..rss
bj

Postar um comentário

Powered By Blogger

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO